Devastação causada pelo tsunami em Samoa. Fotografia: Ardie Roque / EPA
Tragédia nas Ilhas de Samoa, tsunami deixa 118 mortos e um rastro de destruição, veja as fotos e a matéria do guardian.co.uk
O tsunami que matou dezenas de pessoas nas ilhas do Pacífico Samoa e Samoa Americana, e enviou ondas menores para a costa leste da Japão quase 5.000 quilômetros de distância, foi causada por um terremoto submarino enorme.
Um tsunami - literalmente onda de "porto" em japonês - é geralmente causado pela atividade sísmica no fundo do mar que envia ondas de fast-viagem para a praia, por vezes com consequências devastadoras. Um poderoso terremoto raso que ocorrem sob o mar pode criar ondas que se deslocam a velocidades de até 500-600 quilômetros por hora. Enquanto eles se aproximam da costa, as ondas, embora quase imperceptível no mar aberto, lento e inchar a alturas de 10 metros ou mais. Quando as ondas do mar comuns envolvem apenas a camada superior da água, os tsunamis incluir colunas inteiras de água que se estende até o fundo do oceano. Eles podem viajar centenas de quilômetros e, o mais poderoso através de oceanos inteiros. O uso de "onda" para descrever o tsunami caiu fora do favor: tsunami não são causados pelo movimento das marés. Além de terremotos, eles podem ser causados por erupções vulcânicas, explosões subaquáticas, desabamentos e outros fatores.Especialistas acreditam que grandes tsunamis ocorrem a cada 10 anos. Historicamente, quase 60% ocorreram no oceano Pacífico, 25% no Mediterrâneo e 12% no Atlântico. O oceano Índico, palco de um grande tsunami que matou 230.000 pessoas em 12 países em dezembro de 2004, representa apenas 4% dos registrados tsunamis grandes. O maior terremoto registrado, de magnitude 9,5, que atingiu o Chile em 1960, gerou os tsunamis que mataram pessoas tão distantes como o Japão e Havaí. Nem todos os tsunamis envolvem ondas gigantes, no entanto. As ondas que atingiram a ilha japonesa de Hachijojima hoje, 10 horas depois do terremoto, foram descritos como "muito fraco" pela agência meteorológica do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário