quinta-feira, 1 de março de 2012

Igreja mobiliza-se para a Campanha da Fraternidade 2012


Conselhos e grupos paroquiais intensificam preparativa para ajudar a quem precisa.


Nesta última quarta-feira (29/2) Frei Leandro reuniu coordenadores de grupos, coordenadores das comunidades São Francisco, Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus e Mãe Rainha, Ministros da Eucaristia, Catequese e o Conselho Pastoral para uma palestra sobre a Campanha de Fraternidade 2012.
A Campanha da Fraternidade 2012 discute o tema "FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA" e o lema "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA' (CF Eclo 38,8).
A campanha será difundida pelos grupos e Conselho Pastoral na região Territorial Paroquial da Igreja Matriz, aonde devem levar a população e principalmente aos enfermos a mensagem que a campanha anuncia, de zelar, cuidar, prover, concretizar, prevenir, evitar, visando o bem estar físico e espiritual para um vida saudável.
 
                               Entenda a mensagem que a CNBB passa para a população no cartaz, leia a seguir:
Atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado Lc 10,29-37. A mão do profissional da saúde segurando as mãos do doente afasta cultura da morte e viabiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, na sua samaritanidade, aproxima e cuida dos doentes, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembra a acolhida e o compromisso do profissional de saúde, no processo de cura do paciente e, a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelece uma relação de confiança decisiva para a cura e a superação das barreiras sociais.
A cruz que sustenta e ilumina o sentido do cartaz recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores e o sofrimento das pessoas sem assistência da saúde. Mas, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. E, mobiliza os gestores do sistema de Saúde Pública no empenho de possibilitar um atendimento digno e saúde para todos. E, que a saúde se difunda sobre a terra.
A Campanha 2012 traz muitas discussões a tona, conselhos, o que foi feito de positivo pelos gestores públicos, o que se deve fazer, aonde a população deve atuar, mais vale salientar que é muito importante a cura da saúde nos gestores públicos e profissionais médicos, enfermeiros e outros servidores do setor. É preciso que o cidadão aflito por suas enfermidades seja atendido com dignidade nos postos de saúde e hospitais. Que os profissionais lembrem-se do juramento que fizeram, e doe um pouco do seu tempo para ajudar a quem precisa. A Igreja retrata bem essa questão no livro da campanha, veja no item 14 capitulo Saúde a Salvação para a Igreja:  "Saúde é um processo harmonioso de bem-estar-físico, psíquico, social e espiritual e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontre.".
Isso nos leva a refletir que devemos cuidar diretamente de nossa vida e dos irmãos, negro ou branco não importa a cor, condição social ou religião, afinal de contas somos todos seres humanos. Cuide bem de seu corpo e de sua alma, faça exercícios físicos, não fume, não beba, administre seus horários, durma bem, fique afastado das drogas e aconselhe a quem usa a abandonar o vício. Cuide bem da vida esse dom sagrado que Deus lhe deu, que tem inicio, meio e fim, ou seja, o direito de nascer e morrer com dignidade.
Mário Jorge

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...