Dom Juarez - Arcebispo de Oeiras/PI
Nesta segunda-feira santa na Catedral de Teresina na Praça Saraiva, Dom Juarez Arcebispo de Oeiras celebrou a consagração dos Santos óleos, Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma que é usado durante o ano todo, saiba mais sobre os Santos Óleos:
O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. Este óleo poderá ser abençoado pelo padre, antes de ser usado. Por motivos pastorais, a unção com o Óleo Catecumenal poderá ser omitido na celebração do Batismo, ou antes, da celebração do mesmo. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.
O Óleo dos Enfermos que, em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre, antes da unção do enfermo, é um sinal sensível utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
O Santo Crisma é um óleo perfumado utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das
mãos do néo-sacerdote. Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo.
Dom Juarez preparou os perfumes, colocou dentro do vaso e soprou sinaldo sopro do Espírito Santo, consagrando-o com a imposição de suas mãos e de todos os presbíteros presentes.
Dom Juarez preparou os perfumes, colocou dentro do vaso e soprou sinaldo sopro do Espírito Santo, consagrando-o com a imposição de suas mãos e de todos os presbíteros presentes.
Muitos fiéis se fizeram presentes a essa celebração belíssima, além da benção dos Santos Óleos, os sacerdotes renovaram seus votos diante do altar do Senhor. Monsenhor Tony Batista anunciou os novos vigários foranios que tem a missão de servir a Igreja durante os próximos três anos, entre eles o Padre Amadeus (Foronia Sul) há cinquenta anos no serviço sacerdotal e muitos outros.
Logo após Dom Juarez abençoou a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.