segunda-feira, 16 de março de 2009

Possibilidade de classificação dos quatro grandes para as semifinais está em 19%


Ao contrário dos últimos anos, a possibilidade de ter os quatro grandes nas semifinais do Campeonato Paulista só cresce a cada rodada. A porcentagem atual das vagas ficarem com Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos é de 19%, aparentemente ainda baixa, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site infobola. Mas a chance de três passarem de fase é de 69%, enquanto a de ter apenas dois nas semifinais é de 12%, portanto menor que a dos quatro chegarem juntos à etapa decisiva do estadual. Não há possibilidade de apenas um ou nenhum grande avançar.

Segundo Tristão, 37 pontos garantem uma equipe na sequência do Paulistão. As chances são, na verdade, de 98%, mas é o suficiente para que uma equipe consiga, ao menos, a quarta colocação nesta fase. Somar 36 pontos dá 93% de certeza da classificação, não o bastante para uma equipe mandar um time de reservas a campo portanto. Nos últimos anos, 35 pontos asseguraram Ponte Preta em 2008 e Bragantino em 2007 nas semifinais, mas, para o matemático, o campeonato estava mais equilibrado e sem o domínio atual dos grandes.

Leia mais.

Fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...