segunda-feira, 19 de outubro de 2009

19 de outubro solinidades marcará a passagem do Dia do Piauí

por Sâmia Menezes
Uma vasta programação marcará a passagem do Dia do Piauí, no domingo (19), no Palácio de Karnak. As solenidades terão início às 9h, com a outorga da Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que se destacaram por atos e relevantes serviços prestados ao Estado.


Em seguida, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Programa Fome Zero e a Empresa de Correios e Telégrafos fazem o lançamento do carimbo comemorativo ao Dia do Piauí, que traz o mapa do Estado e a frase “O Piauí é Você!”. No mesmo ato, duas cartas serão postadas com o selo do Fome Zero, lançado no dia 9 de outubro, pelo Governo Federal, e o carimbo do Piauí, dirigidas ao governador Wellington Dias e ao presidente Lula.

Ainda no domingo, haverá a assinatura de decreto de nomeação dos concursados da Secretaria Estadual de Fazenda e a apresentação da Campanha da Nota Fiscal. A Secretaria de Administração entregará os certificados dos servidores que participaram do curso de extensão em Gestão Pública, primeiro curso promovido pela Escola de Governo do Piauí, ministrado pela Uespi.

Cultura

Na área cultural, a solenidade do Palácio de Karnak contará com a a presentação do Coral Infantil de 40 vozes da Sasc, com o pianista Luizão Paiva, executando uma nova versão do Hino do Piauí, e Banda de Música da Polícia Militar. Outro ponto das comemorações alusivas ao 19 de outubro será a abertura de uma Exposição de Artesanato, que ficará exposta para visitação pública durante toda a semana, na recepção do Palácio de Karnak.

A programação conta ainda com a celebração de atos religiosos. O primeiro acontece às 17h do domingo, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Uma missa em Ação de Graças será celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva e deverá contar com a presença de autoridades. Ás 19 horas, na Igreja Batista Central (por trás da Capelinha de Palha), será celebrado um culto pelo aniversário do Estado, pelo pastor José de Oliveira Fonteles.

História

O dia 19 de outubro foi transformado em Dia do Piauí por proposição do deputado estadual Burlamaqui Auto de Abreu, em 1937, e homenageia a data que assinala a primeira adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, quando Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Silva e outros proclamaram a Independência do Piauí.

Entretanto, o Piauí ficou sob o domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o brigadeiro Manoel de Souza Martins declarou o Estado independente em Oeiras. Estes fatos culminaram com a mais sangrenta e, possivelmente, a única batalha entre brasileiros e portugueses pela Independência do Brasil, a Batalha de Jenipapo, ocorrida a 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, onde centenas de piauienses e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados em nome da soberania, transformando-se em heróis numa das mais gloriosas páginas da história brasileira.

A Lei nº 176, que tornou feriado o dia 19 de outubro, com a denominação de Dia do Piauí, foi sancionada em 30 de agosto de 1937, pelo então governador interino Anfrísio Lobão Veras Filho, e publicada no Diário Oficial em 1º de setembro daquele ano.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...