sábado, 23 de abril de 2011

Sexta-feira santa, paixão e morte do senhor

Jesus é traído, preso, condenado, crucificado e morre na cruz

Na sexta-feira santa a Paróquia de São Raimundo Nonato, relembrou a Paixão e Morte do Senhor, aquele que padeceu por nós na cruz para nos salvar, condenado a morte, coroado com espinhos, açoitado, desrespeitado, carrega sua cruz, cai várias vezes ao caminho do calvário, consola as mulheres e sua Mãe, é ajudado por Simão Cirineu, é despojado de suas vestes, pregoado na cruz e morre por nós, assista o vídeo e acompanhe:
 Anúncio a paixão e morte do Senhor que padeceu por nós, morreu por nosso amor!
1ª Parte: Traição, prisão, negação e condenação
- Na Quinta-feira, Jesus com seus discípulos foi de Betânia para Jerusalém, fazer a Páscoa, Jesus com seus amigos e padecer a favor do nosso bem.
- Antes da ceia, Jesus a seus discípulos lavou os pés com grande contetamento; durante a ceia Jesus anunciou com grande gosto o seu novo mandamento.
- Foi pão e vinho que Jesus deu aos discípulos: "Comei o pão, é meu corpo" diz Jesus, "Tomai,bebei, este vinho é meu sangue; é minha
vida, que por vós darei na cruz!".
 - Depois da ceia, Jesus subiu o horto e foi fazer  três horas de oração, suando sangue, de tristeza e agonia, bebendo o cálice do Pai com decisão.
- Chegando Judas, à frente de uma tropa, com falsidade beija seus divino Mestre, Jesus lhe diz: "Eu conheço a falsidade, por esse beijo, que agora tu me disse".
- Então, a turba dirigi-se a Jesus, para prendê-lo - a maldade é demais - e assim conduz a Jesus, de mãos atadas, até a casa de Anás e de
Caifás.
- Pedro discípulo, valente, corajoso, tinha jurado a Jesus fidelidade; Jesus dissera: "Antes que o galo cante, tu negarás ser discípulo da
verdade".
- Pedro, de longe, seguia a Jesus, quando no pátio do palácio se aquentava, antes que o galo cantasse uma vez, três vezes Pedro a seu Mestre já negara.
- Jesus passava perto de onde Pedro estava, olhou pra ele com verdade e compaixão, reconheceu Pedro sua grande falta e chorou pranto de imensa contrição.
- Perante o grande conselho da nação as testemunhas entes sí não concordaram; Caifás pergunta e, então, Jesus responde: "Por que
perguntas? Sempre eu falei às claras!".
- Ouvindo um guarda a resposta de Jesus, bateu-lhe a face e he fez reclamação; Jesus protesta: "Se errei por que não provas: se falei
bem, por que bates sem razão?"
- Caifás insiste em interrogar Jesus: "Dize a verdade, és tu o filho de Deus?" Jesus responde: "Em verdade eu o sou e me vereis vindo nas nuvens do céu!"
- Então, por falta de outro crime e testemunha, Caifás exclama; "Vós ouvistes a blasfêmia!", "Merece a Morte!" responderam os presentes;"Merece a Morte!" sentencia a assembléia.
- E ao saber que Jesus foi condenado, Judas tomado de remorso e pesar, lança no templo o dinheiro do pecado, desesperado, sem perdão, vai se enforcar.
- Considerai, ó meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixão em todo aquele que é traído e negado e condenado pelo humana corrupção.
2ª parte: Diante de Pilatos, coroação, entrega para ser crucificado, flagelação.
- Mandam Jesus ao governador romano; de ter querido ser rei é recusado; Jesus responde a Pilatos: "Em verdade, não é daqui, deste mundo, o meu reinado!"
- Reconhecendo Pilatos a inocência, manda Jesus a Herodes na cidade, ao curioso e cruel rei que graceja Jesus responde com o silêncio da verdade.
- Levam Jesus de Herodes a Pilatos, que pra salvar o inocente tudo faz; proprõe à turba soltar um prisioneiro, a turba escolhe o assassino Barrabás.
- A soldadesa caçoa de Jesus, do rei da vida fazem grande mangação e de espinhos coroam-lhe a cabeça, cospem-lhe a face, com tamanha humilhação.
- Fala Pilatos à turba. "Eis o homem! o vosso rei, em quem não vejo pecado!" a turba insiste: "Nós queremos Barrabás, quanto a Jesus, que seja crucificado!"
- Vendo os judeus que Pilatos o defende e não entrega Jesus à perversão, o ameaçam dizendo: "És contra César!" Pilatos cede e temeroso lava as mãos.
- Entregue aos brutos, Jesus é açoitado e o seu sangue derramou-se pelo chão; Jesus sentia em seus corpo imensa dor e sua Mãe sentia lá, no coração.
- Jesus levou um sem número de açoites e se ouvia um gemido tão penoso: "Misericórdia, meu Deus de piedade, misericórdia, ó meu Jeus, Pai piedoso!".
- Considerai, ó meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixão em todo homem perseguido e torturado, por ter falado em favor dos seus irmãos.
3ª parte: A caminho do Calvário
- E conduziram Jesus para o Calvário e os judeus entregaram sua cruz, por ser a mesma um madeiro tão pesado, logo ficaram os seus mortos, sem luz.
- Jesus passando, encontrou Cirineu e suplicante fitou-o: "Vem, Simão, levar comigo madeiro tão pesado que já me faz desmaiar o coração!".
- O Cireneu entendeu, mas hesitou, vendo os soldados que Jesus não mais podia, mandam Simão carregar o duro lenho; O Cirineu obedece e alivia.
- Fazem Jesus passar pela rua estreita, meu bom Jesus, pela rua da amargura, quando encontrou-se com Maria Madalena, quando imagino que elas vêm em meu socorro, cada vez mais, vem dobrar a minha pena!"
- Outras mulheres seguiam com Jesus dois malfeitores, ao suplício destinados, deles Jesus foi em tudo companheiro, em vida e morte, só não em crime e pecado.
- Vem a Verônica ao encontro de Jesus, que comovida, sua face enxugou, ó caridade, que Jesus agradeceu, pois seu retrato na toalha lhe deixou.
- Todo seu sangue das veias se esvaia, cor de bonina, sua face ensanguentada, seu rosto ficou desfalecido, de receber repetidas bofetadas.
- Considerai, ó meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixão em todo homem pisado e esmagado pela injustiça,pela fome e opressão.
- 4ª parte: Crucificação e Morte
- Chegou Jesus lá, no alto do Calvário e foi seu corpo estendido pelo chão, pra ser cravado, seu corpo, em um madeiro e traspassada sua Mãe no coração.
- De sua vestes Jesus foi despojado; entre os soldados foi tudo repartido; sobre o seu manto os carrascos lançam sorte, sagrado manto!.. não poder ser dividido!
- E suspenderam Jesus no alto da cruz, meu bom Jesus, suspendido em um madeiro" e os judeus que passavam escarneciam, desconhecendo seu Rei, Deus verdadeiro!
- Maria Virgem ali fiel estava, ao pé da cruz sua Mãe chorava tanto, vendo o estrago que faziam em seu Filho, a confortava o Divino Espirito Santo.
- Jesus três horas orou na santa cruz e reclamou com vigor e piedade, ao Pai eterno entregou o seu espírito, deu sua vida pela liberdade.
- Considerai, ó meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixão, em todo aquele que é do reino da verdade e dá a vida em favor de seus irmãos.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...