segunda-feira, 23 de abril de 2012

Festa de encerramento dos 45 Anos da Paróquia de São Raimundo Nonato


Neste final de semana (21 e 22/4) terminou as festividades religiosas e sociais de aniversário da Paróquia de São Raimundo Nonato, construída no bairro Piçarra, Teresina, a partir do ano de 1941 pelo Capuchinho Frei Heliodoro Maria de Inzago.  Com a ajuda da pequena população daquela época a construção foi tomando forma, o povo de Deus transportava o material desde o Rio Poty até o local da construção, ouvir do Sr. José de Ribamar Ferreira (vicentino), de saudosa memória, testemunha e participante desta grande obra, sobre o entusiasmo da todos para erguer a capela. Muitos ajudavam financeiramente outros com seu trabalho braçal, era um grande mutirão que com sua dedicação concluíram o objetivo maior.  Conheça todahistória de construção de nossa paróquia, clique aqui.

- Sábado pela manhã e tarde o Pe. Rodrigo Maria ministrou para mais de 140 pessoas o curso Consagra-te, baseado no livro escrito por São Luis Maria Grignion de Montfort “300 anos de Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria”. Uma obra que hoje está ao alcance de todos, porém, ficou escondida pelo diabo durante 130 anos. A Paróquia através do grupo Escola da Fé promove um curso para quem desejar conhecer a história da Virgem Maria, procurem o Dr. Marcos, a secretaria ou o plantão do dizimo e faça sua inscrição.  Após a preparação de 60 dias, a qual terá inicio no mês de maio, o Pe.Rodrigo Maria virá a Teresina para a consagração dos participantes, que deve acontecer no mês de julho.
- À noite como estava previsto na programação, aconteceu um missa solene muito especial, celebrada pelo Provincial Frei Muniz e concelebrada por Frei Leandro (Pároco), Frei Eduardo, Frei José Alves e Frei Klaus. Frei Muniz destacou a dedicação dos padres capuchinhos e franciscanos na construção e manutenção do templo, da população da época que incansavelmente deu uma importantíssima ajuda, por todos aqueles que se batizaram, fizeram a primeira eucaristia, crismaram, casaram e batizaram seus filhos, por aqueles que foram chamados ao encontro do Pai, pela atuação das pastorais, enfim, por todos paroquianos que continuam fiéis e dedicados à igreja. Finalizando após a benção, um caloroso e merecidos parabéns a aniversariante, cantado por cerca de 400 pessoas presentes.
.  A TV Assembleia esteve presente a festa de nossa paróquia, o jornalista Elielson  gravou a cerimônia de aniversário para seu Programa Consciência Humana, uma homenagem a Paróquia de São Raimundo Nonato, entrevistando várias pessoas que expressaram seu pensamento sobre os 45 anos de existência, desta que é um patrimônio do bairro Piçarra,  comemorado no dia 21 de abril como muita religiosidade, recebendo um parabéns muito alegre pelos presentes e acordes da sanfona e voz de Toinho do Pará.

- Domingo no encerramento além das missas das 6 e 8 horas, houve um encontro com os jovens e as missionárias da Fraternidade Arca de Maria.
- À tarde uma grande procissão com as imagens de Nossa Senhora e São Raimundo Nonato, percorreu as ruas do bairro dentro da extensão territorial da paróquia, acompanhada de muitos fiéis, religiosos, das missionárias da Fraternidade Arca de Maria que carregaram o andor de Nossa Senhora, dos Padres Franciscanos, Frei Leandro (pároco), Frei José Alves, Frei Klaus e também do Provincial Frei Muniz, que ao final da procissão presidiu a Santa Missa.

- Foram oito dias de intensas orações, missões, visitas a mais de 600 famílias, shows com bandas católicas Ministério Há Uma Força, Gentesemani, Sanfoneiros e Banda Oz Piradinhos.
Postagem: Mário Jorge
Fotos: Victor Rufino e Mário Jorge
Trio Açai
Geruílson e Forró Dilatada
Banda Getsemani
Toinho do Pará
Banda Oz Piradinhos

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...