segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VI Exposição Franciscana de Presépios

 
Dia 16 de dezembro às 20h30m a Paróquia de São Raimundo Nonato no bairro Piçarra, abre a VI Exposição Franciscana de Presépios, um projeto iniciado em 2007 que hoje faz parte do calendário paroquial, como também, dos visitantes. Este ano a equipe organizadora escolheu como tema "O Nascimento de Jesus" e como lema "Maria e José Exemplos de Fé", que será apresentado ao público e a impressa para deleite dos apreciadores da arte e da história de Jesus Cristo.
 
- Histórico das Exposições
Em 2007, a Paróquia de São Raimundo Nonato abre a 1ª Exposição Franciscana de Presépios, um projeto idealizado pela Província Franciscana através do Frei Lucas e implantado em nossa Igreja por iniciativa do pároco Frei Jocélio de Sousa. A exposição surgiu como algo novo para a comunidade, dessa, maneira, todos puderam apreciar o Nascimento do Menino Jesus de uma forma coletiva.  O primeiro ano da exposição tinha como objetivo mostrar a beleza dos presépios Franciscanos, resultado alcançado, pois a comunidade curtiu a beleza da arte humana e divina.

A segunda exposição aconteceu em 2008, contando com um grande numero de mãos habilidosas, cujo resultado foi o crescimento de visitantes vindos de diversos lugares, além da cidade de Teresina, os quais não deixavam de contemplar tamanha beleza. As emissoras de TV e Rádio se encantaram com a visão global dos presépios que identificavam países de todos os continentes, retratando sua originalidade, a expressão artística de cada povo e sua religiosidade. 

Em 2009, o projeto ganha um caráter referencial e informativo, foi desenvolvido baseado no tema: “A preservação do meio ambiente”, o qual estava relacionado à Campanha da Fraternidade daquele ano. Foi um momento de grande importância para a comunidade, pois tiveram uma nova visão de mundo e os seus problemas em decorrência da não preservação ambiental. Destaque para a participação relevante do povo em busca de materiais recicláveis para ornamentação da exposição, onde foram criados presépios a partir da reutilização de garrafas pet, jornais e outros objetos que são jogados no lixo, comprometendo cada vez mais a mãe natureza. A equipe de montagem ficava cada vez maior, a comunidade participou e abraçou a criação, junto com elementos de vários grupos e pastorais. Neste ano São Francisco recebe todos com o menino Jesus nos braços ao lado de uma fonte, uma cena comovente que chamou a atenção dos visitantes.,


Em 2010, a exposição sofre uma transformação, ela ganha uma dimensão religiosa incorporada entre o povo e a Igreja.  Na entrada a primeira impressão do visitante era a cena “A anunciação de Maria”, retratada por uma mulher negra do povo e um anjo com traços mestiços e indígenas, cuja magreza revelava um povo sofrido. Mais uma vez a beleza dos presépios aflora e os visitantes relatavam fatos milagrosos vivenciados em suas vidas, demonstrando a sua fé, já outros se aglomeravam aos arredores da Igreja em busca de saúde e proteção divina diante do Menino Jesus. O que se percebia embora existindo diferenças de religiões e crenças entre os visitantes, a contemplação do nascimento de Jesus em cada presépio proporcionava olhares e comentários que se igualam na humildade da cena, ambos queriam ver todos os presépios em busca de algo que somente Deus poderia ver e atendê-los.


Em 2011, a 5ª exposição teve como tema central ”A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Izabel”, que chamou a atenção, pois, com este gesto, Nossa Senhora revela sua missão, através da solidariedade e doação a serviço de seus irmãos, assim seguimos o exemplo de Maria. Dentro do ano da Caridade foi explorado o Lema: “A Caridade é doar-se”, pois como Maria, devemos também exercer a caridade. A exposição contou com doze presépios que foram cuidadosamente distribuídos e ornamentados pela equipe organizadora no Salão Paroquial, com iluminação, som de boa qualidade e cartazes espalhados com frases sobre a caridade. Na divulgação destaca-se a presença dos meios de comunicação, notadamente os canais de TV que fizeram reportagens ao vivo, direto do local da exposição. No dia da abertura foi encenado o tema da exposição que emocionou a todos, além da apresentação de um coral que tornou o evento um sucesso.


Em 2012, convidamos a todos para contemplar o “Nascimento do Menino Jesus” tema central da exposição, e crescer na fé com o lema “Maria e José exemplos de Fé”, participe conosco deste cenário que contará a história desde a Anunciação de Maria ao Nascimento do Menino Jesus.

Paróquia de São Raimundo Nonato
Pastoral da Comunicação 
Mário Jorge da Silva
86-9978.6345
 

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...