3º Ponto de Encontro "O Papel da Mídia na Construção da Cidadania no Tempo Presente"

Jessé Barbosa (diretor Comrádio)

A Comrádio do Brasil promoveu na última sexta-feira, (14/2), o 3º Ponto de Encontro "O Papel da Mídia na Construção da Cidadania no Tempo Presente" coordenado por Jessé Barbosa.
A Comrádio vem exercendo o seu papel da cidadania, inserindo pessoal com deficiência visual no Curso de Comunicação Social, o qual é ministrado nas cidades de Teresina, Picos, Parnaíba e em breve na região de São Raimundo Nonato.
vídeo: Um Olhar Para a Cidadania


Muitas dessas pessoas já concluíram o curso,  e outros formam uma nova turma com inicio das aulas em março 2014, os quais receberam os cumprimentos de boas vindas. Para visualizar o projeto da Comrádio acesse o vídeo "UM OLHAR PARA A CIDADANIA" em http://youtu.be/9luZRWbL9G0 e compartilhe dessa ideia brilhante.

Ailton Cerqueira (Jornalista)

Após a abertura Jessé Barbosa convidou o jornalista e professor Ailton Cerqueira para mediar o encontro.
Toni Rodrigues (Jornalista)

Toni Rodrigues (jornalista, escritor, apresentado do programa Revista da Manhã veiculado na Teresina FM) com 76% de audiência, falou que construir uma cidadania é quando se permiti que as pessoas possam dar suas opiniões, apresentar seus princípios, externar seus pensamentos, falando de política, economia e da sociedade como um todo.

Allison Paixão (Jornalista 180graus)

Logo em seguida falou  Allison Paixão (jornalista e diretor do portal 180 graus), que apresentou o papel do 180graus com gráficos sobre o desempenho do portal que atinge diariamente 120 mil acessos, tem 300 blogueiros escrevendo distribuídos em 203 municípios, atualização do portal 24 horas, alcance de noticias em 348 cidades do Estado do Piauí, isenção política, publicando a verdade pelo bem informar a população.

Karina Matos (Jornalista)

Karina Matos (jornalista, professora da UFPI e apresentadora do Jornal Cidade Verde ) apresentou "O Jornalismo na Construção da Cidadania" um material com muitas informações importantes:
Imagens do que cidadão comum que constrói a cidadania com os jornalistas, Tortura à brasileira e Manifestantes, poder de opinião.
A TV contribui para a cidadania do cidadão estando presentes em 95% das lares brasileiros, lembrando que alguns lares deixam de ter um fogão à gás, para ter um aparelho de TV atualizando-se todos os dias dos acontecimentos, 84% da população tem na TV o veículo principal de informação, a população de analfabetismo no Brasil é 8,75% (13 milhões de pessoas) e 20% da população que são agredidas de várias maneiras não registram o fato na polícia.
Por fim apresentou uma matéria sobre o descaso da saúde pública nos hospitais HUT, HU e HGV, levando a população ao desespero pela irresponsabilidade do poder público, que deveria garantir seus direitos constitucionais.  
Ailton Cerqueira lançou um desafio para respostas pelos convidados, os cuidados com a instantaneidade de matérias publicadas nos meios de comunicação, principalmente na WEB, construção de textos com segurança e o porque do jornalismo ser o 4º poder, além dos já constituídos Executivos, Legislativo e Judiciário, foram formuladas perguntas por cinco membros que assistiam o encontro. Entre elas, formulei a seguinte:

Para mim o cidadão tem só deveres e o direito é subtraído, como podemos exercer a verdadeira cidadania, se a educação não é de boa qualidade, a saúde está na UTI e a segurança tornou-se um velório todos os dias? Veja a opinião dos palestrantes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso descerramento de placa Mario Jorge

Prefeitura de Teresina homenageia o comerciante Antonio Zilmar Galdino

Encontro Matrimonial Mundial