segunda-feira, 17 de novembro de 2008

nsignia é eleito 'carro do ano' na Europa



Por apenas um ponto de diferença, o Opel Insignia foi eleito nesta segunda-feira (17) o "Carro do ano" na Europa. O veículo somou 321 pontos nos votos dos 59 jurados, superando o Ford Fiesta, que ficou em segundo lugar com 320 pontos. No total, sete veículos concorriam ao prêmio.


Em terceiro lugar ficou o Volkswagen Golf VI (223 pontos), seguido por Citroën C5 (198), Alfa Romeo MiTo (148), Skoda Superb (144) e Renault Mégane (121) O Insignia, sucessor do Vectra europeu, é o primeiro carro da Opel, empresa vinculada ao Grupo General Motors, a vencer o prêmio dado pela imprensa especializada européia.

Tecnologia

O Insignia é o primeiro veículo capaz de reconhecer as placas de trânsito nas estradas. O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma câmera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudanças de faixas involuntárias, e ainda "lê" as placas de trânsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

Localizada atrás do pára-brisas, junto do espelho retrovisor, a câmara detecta os sinais de trânsito e as marcas na faixa de trânsito na pista. Pouco maior do que um telefone celular, esta câmara tem capacidade para captar 30 imagens por segundo. Dois processadores de sinais, com a ajuda de software criado pela GM, filtram e lêem os fotogramas. Em seguida, o valor do limite de velocidade é exibido no painel do veículo. De acordo com o fabricante, a câmera também alerta para sinais de ultrapassagem proibida. Se o motorista sair da pista, um sinal sonoro vai alertá-lo do perigo.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...