sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Temer destaca papel do Congresso para Rio 2016



Presidente da Câmara Michel Temer
O presidente da Câmara, Michel Temer, destacou há pouco, em Copenhagen, o empenho do Congresso na campanha que levou a candidatura do Rio de Janeiro para Olimpíada de 2016 à vitória.

Ele ressaltou a aprovação do chamado Ato Olímpico, que deu garantias à candidatura da cidade. Temer e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregaram ontem uma cópia da lei ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. O projeto, aprovado em junho pela Câmara dos Deputados e em setembro pelo Senado, ratifica e complementa 64 garantias do governo federal relativas ao projeto Rio 2016.
"Vamos acompanhar os preparativos porque haverá necessidade de verba que certamente dependerá da aprovação do Legislativo", apontou Temer. 
Ato Olímpico
Entre as medidas previstas, está a dispensa de concessão de visto para os estrangeiros credenciados, sendo suficiente para o ingresso no País o passaporte, o cartão de identidade e credenciamento olímpicos. Também estão previstas a criação de uma agência reguladora de transporte e tráfego durante o evento, a coordenação de tarifas hoteleiras e a garantia de leis e regras de controle de dopagem alinhadas às diretrizes da Agência Mundial Antidoping (Wada). 
O governo federal fica responsável por tornar disponíveis as frequências de radiodifusão necessárias à realização dos jogos, que poderão ser usadas para a transmissão das competições pela imprensa internacional, pelos comitês olímpico e paraolímpico e pelas federações desportivas internacionais. Os serviços de segurança, saúde, vigilância sanitária, alfândega e imigração também são de responsabilidade do governo federal. 
Fiscalização
Temer ainda destacou o papel fiscalizatório da Câmara dos Deputados, da Assembléia Legislativa fluminense e da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para evitar eventuais problemas. "Não creio que venham acontecer, mas haverá essa preocupação."
Para o presidente da Câmara, o Brasil tem condição de organizar os Jogos com competência e segurança. "Após acompanhar a apresentação maravilhosa dos organizadores do COB e ver o planejamento para que o Rio abrigue tranquilamente os participantes, não tenho nenhuma dúvida em relação a isso", declarou. Temer ainda ressaltou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito carioca, Eduardo Paes. "Todos trabalharam muito", lembrou.
A votação expressiva a favor da capital fluminense foi comemorada pelo presidente da Câmara. "Até que não foi difícil. Foram 66 votos para o Rio contra 32 para Madri", celebrou.

Fonte: Da Reportagem /SR - Agência Câmara

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...