domingo, 26 de maio de 2013

Dom Jacinto Sobrinho preside a Missa do Crisma na Paróquia de São Raimundo Nonato


Catequizados pelas catequista Lúcia Castelo Branco e Mecerdes, Dom Jacinto Sobrinho (Arcebispo Metropolitano de Teresina) celebra o Sacramento do Crisma para dezessete jovens, Beatriz Santiago de Matos Monteiro Lira, Bruna Maria Santiago de Matos Santos, Gabriela Nathana de Sousa Cunha, Islany da Costa Rodrigues, Jaiana Mikaelle Cardoso Silva, Josmar Ferreira dos SantosFilho, Jucyara Lima Rodrigues Melo, Laynne  Soares dos Santos, Marcus Vitor Morais da S. Barbosa, Maria Clara Lima Rocha, Maria Clara Martins da Silva Sena, Maria das Graças Barbosa de Sousa, Pedro Henrique Borges Pimentel, Rainne Tavares Riedel, Renan de Área Leão Araújo, Sandra Maria Barbosa Pereira e Tainã Rodrigues da Silva.
O que significa o Sacramento do Crisma: O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica.v Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d'Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é osacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais:  (Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15). (texto: Canção Nova).
Os jovens crismandos foram acompanhados de seus padrinhos, durante a celebração o pároco Frei Leandro apresentou-os ao Arcebispo Metropolitano de Teresina Dom Jacinto, os quais responderam Eis-me Aqui, proclamaram as leituras bíblicas, foram ungidos e confirmaram a renovação do batismo e receberam o corpo e sangue de Cristo.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...