domingo, 11 de junho de 2017

22 anos caminhando pela solidariedade


Praça da Liberdade (11/6), ao lado da Igreja de São Benedito, centro de Teresina, das zonas sul, norte, leste e sudeste, surgem milhares de crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes, para juntos celebrar com Dom Jacinto Brito a missa pela 22ª Caminhada Fraternidade.
Após a santa missa todos se juntam na Avenida Frei Serafim para caminhar pela solidariedade, em favor dos menos favorecidos. Tudo começou em 1995 com pouquíssimas pessoas, e tinha como finalidade ajudar aqueles acometidos com o vírus da HIV/AIDS, assistidos pelo Lar da Fraternidade.


A ideia teve origem na Campanha da Fraternidade da CNBB, na época o tema foi: “A Fraternidade e os Excluídos” e como lema: “Eras tu, Senhor?”, uma maneira nobre que a Arquidiocese de Teresina, encontrou para ajudar o Lar da Fraternidade, que presta serviço aos excluídos e menos favorecidos. O ideal foi tomando força durante todos esses anos, tornou-se um marco no calendário da cidade de Teresina e de seus habitantes, acontece sempre no segundo domingo do mês de junho, gente de todo lugar como diz a letra da música do Padre Zezinho, “Eu venho do sul e do norte, do oeste do leste, todo lugar”, a caminhar com a alegria pelas vias da cidade, formando um mar humano vestindo o branco Somos da Paz, entre cinquenta e sessenta mil pessoas com um só ideal, ajudar a quem precisa, e são muitas entidades favorecidas com esta Ação, o Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia, Casa Frederico Ozanan, Casa São José, Fundação Maria Carvalho, Maria Imaculada, dentre outros projetos.
O padre Tony Batista comanda a caminhada durante todo o percurso, incentivando, abençoando, como fez e faz todos os anos ao passar pelo Hospital Getúlio Vargas, desta feita com a participação do arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito.


Este ano o trajeto sofreu uma pequena mudança, ao invés de seguir pela a Avenida Nossa Senhora de Fátima até a Universidade Federal do Piauí, seguiu pela Avenida Dom Severino e encerrou em um dos mais lindos cartões postais de Teresina, a Ponte Estaida João Isidoro França.


A Banda +Fides e Padre Jardel animaram os caminhantes na dispersão, os quais antes de retornarem a seus lares, foram abençoados por Dom Jacinto Brito.


Dalva Muniz

https://plus.google.com/+MárioJorgedaSilvavideoeimagens/posts/bz9ssMxR2GE

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...