O Ford Fusion ganhou o prêmio de importado do ano pela Abiauto. Não merecia, ainda que seja um excelente automóvel, por já estar velho. Se você está pensando em comprar um novo, vale esperar um pouco mais ou comprar um usado, porque a linha 2010, que será mostrada no Salão de Los Angeles, agora em novembro, está muito mais bonita, potente e econômica. Como o carro continua a ser fabricado no México, sua chegada ao Brasil se dará pouco depois do início das vendas nos EUA, o que deve acontecer até o final deste ano.
Nós já alertamos sobre as mudanças no Fusion em agosto, quando
flagramos o modelo novo em testes nos EUA. Na época, também alertamos sobre uma mudança importante: o motor de 2,3-litros seria ampliado para 2,5-litros e teria 200 cv. Infelizmente o ganho não foi tão expressivo: ficou em 175 cv, marca que não é nada desprezível, de todo modo. Além do novo motor de quatro cilindros, o V6 de 3 litros chegou aos 240 cv e há uma nova opção, de 3,5 litros, que desenvolverá 263 cv e será usado no Fusion Sport, o modelo que ilustra essa reportagem.
Além dos novos motores, o carro ganhará também câmbio automático de seis velocidades em todas as versões, o que, segundo a Ford, ajudou a reduzir o consumo em até 10%. Como os motores também estão gastando menos, a economia pode chegar a 20%. Se mantiver o preço competitivo, é capaz de fazer ainda mais sucesso por aqui do que a versão que substitui. E pode até merecer o prêmio no ano que vem, mas essa já é outra história.