segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dom Jacinto toma posse na Arquidiocese de Teresina


Dom Miguel Fenelon Câmera conduz Dom Jacinto a Cátedra
Tomou posse domingo (6/5) o novo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, a missa solene em ação de graças aconteceu às 18hs na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.
Foi uma missa campal onde esteve presente mais de 30 mil pessoas, entre Padres, Arcebispos, Freiras, leigos e autoridades políticas, Governador do Estado Dr. Wilson Martins e esposa e Dep. Lilian Martins, Sen. Wellington Dias, Prefeito Elmano Ferrer, Presidente da Assembleia Dep. Edvaldo Marques, Dep. Teresa Brito e Sec. Educação Dep. Fed. Átila Lira.
Após a entrada dos Padres que se posicionaram a esquerda do palco e do Clero, Monsenhor Tony Batista dirigiu-se ao povo presente agradecendo a todos e as autoridades, pela acolhida durante o tempo em que se tornou administrador arquidiocesano, logo após ao seu pronunciamento abraçou Dom Jacinto, e seguindo o ritual todos os padres presentes e autoridades cumprimentaram e abraçaram o novo arcebispo.

Após a leitura das Letras Apostólicas de 22 de fevereiro, em que o Papa Bento XVI nomeou Dom Jacinto 7º Arcebispo de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmera (Arcebispo Emérito) o conduziu à Cátedra e entregou o Báculo, com o qual conduzirá se rebanho lançando as redes, suas palavras de envio.
Tivemos ainda, as palavras de acolhimento do Presidente do Regional Nordeste 1 e Bispo de Limoeiro Do Norte (Ceará), Dom José Haring, do Presidente do Regional Nordeste 4 e Bispo Diocesano de Parnaíba Dom Alfredo Schaffler, em seguida o animador leu a carta enviada pelo ex-arcebispo de Teresina Dom Sérgio da Rocha.

Padre José Rocha fez a leitura da Ata de Posse do Dom Jacinto Furtado de Brito, na qual foi citada todos os ritos da celebração, participação de convidados e do Clero, os quais juntamente com Ela assinaram ao final a referida Ata de Posse.
 Dom Jacinto desceu da Cátedra e foi abraçar o Padre Marques (Valença/PI) com 90 anos e sua mãe Dna. Inês. Seguindo o rito da eucaristia abençoou a todos em nome da santíssima trindade.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...