sábado, 8 de junho de 2013

Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello celebra missa pelo jubileu do Seminário Sagrado Coração de Jesus

Dom Jacinto, Dom Giovanni D´Aniello e Dom Alfredo Shaffler

Na última sexta-feira (7/6) o Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no Brasil, Dom Giovanni D´Aviello que visita o Piauí, especialmente a Arquidiocese de Teresina, celebrou Missa Solene pelo Jubileu do Seminário Maior Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, um projeto que foi erguido a 30 anos pelo esforço de Dom Abel e o Padre Lotário que foi lembrado no final da cerimônia

Dom Giovanni D´Aniello


Álbum de Imagens, clique aqui


Aproximadamente 1000 fiéis assistiram a celebração,  Dom Giovanni D´Aniello agradeceu a acolhida por Dom Jacinto Sobrinho (Arcebispo Metropolitano de Teresina), como também a Dom Alfredo Shaffler (Arcebispo de Parnaíba, Presidente da CNBB Nordeste IV), cumprimentou os padres presentes da Diocese de Teresina e Parnaíba e das dioceses representadas por Dom Juarez(Oeiras/PI), Dom Eduardo(Campo Maior/PI), Dom Plínio(Picos/PI), Dom João(São Raimundo Nonato/PI), Dom Augusto (Floriano/PI), Dom José González (Cajazeiras/PI) e Dom Pedro Brito (Palmas/TO). 





A celebração contou ainda com a presença do Padre Fontinele que representou Dom Sérgio da Rocha (Arcebispo de Brasília/DF), Frei Bernardo (Provincial do Franciscanos Menores) e representantes das arquidioceses de Fortaleza, Sobral e Belo Horizonte.



Durante a homília Dom Giovanni D´Aniello dirigiu-se aos seminaristas, aos quais transmitiu uma mensagem de coragem e fé para que sigam a sua vocação, enfatizou pontos importantes para torna-se um padre, entre eles: Fidelidade, para não inventar um Jesus com uma Igreja segundo a medida das teorias com métodos orientais, mas, para ouvir as confissões dos devotos da Igreja, buscar em primeiro o reino de Deus, ser o amor de de Deus ao próximo com experiência de suas escolhas espirituais e de suas ações apostólicas.  Disse ainda, que certamente depois dos conselhos vão considerar que é difícil ser um sacerdote, mais a opinião dele é, não e sim, que é fácil, se ficar em sintonia com a vontade de Deus, caso deseje viver a vida modelada totalmente pela vida dele, mais se deixarem de seguir os ensinamentos será difícil.
Orientou para que todos vivam uma vida inteira de orações e que se torne o pão de cada dia. Ter muita perseverança para celebrar a eucarístia todos os dias e principalmente no fervor da primeira missa, encontrar as palavras exatas que abrem as portas da esperança a todos aqueles que sobrecarregados de seus erros, falhas e fraquezas, pedem perdão de seus pecados a Deus.


Após a celebração, Dom Alfredo Shaffler falou que gostaria de dirigir a todos com o linguajar do coração a todos presentes, que foram celebrar a fé ao redor do altar que os unem na festa do Sagrado Coração Coração de Jesus, agradeceu a presença de cada um, especialmente o apostolado da oração que tem o carisma de rezar pela santificação do clero pelas vocações, a presença de todos é uma alegria que sabe que estão acompanhado os religiosos, com orações, sacrifícios, a presença amorosa que recebemos com alegria, porque você são amigos do coração. Citou São Paulo, "Não censo de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que nos foi dada em Jesus Cristo. Agradeceu os irmãos do episcopado Dom Pedro e Dom José Gonzáles que vieram de longe, agradeceu aos irmãos bispos eméritos Dom Miguel, Dom João e Dom Augusto que tanto contribuíram para pudéssemos celebrar os 30 anos do Seminário. E por fim, saudou Dom Jacinto e demais bispos, a Dom Giovanni D´Aniello, agradeceu pela simplicidade e simpatia que conquistou o coração a todos bispos, padres e seminaristas e o povo de Deus que teve a oportunidade de se encontrar ao longo deste dias com ele, pelo testemunho, pelo carinho e que estar irradiando todos que formam a Igreja, e estendeu seus agradecimentos os formadores do seminário.


 Antes da benção final houve uma queima de fogos, em seguida Dom Giovanni D´Aniello agradeceu a acolhida e prometeu voltar, e junto com os arcebispos abençoou os devotos.

Nenhum comentário:

  (Foto: Lucas Figueiredo / CBF Frustação Botafoguense O futebol, atividade esportiva como muitos outros, reserva surpresas acreditáveis e i...